SANTOS et al. Alcohol and Alcoholism, 2015.
CARLINI et al. Drug and Alcohol Review, 2014.
SANCHEZ et al. Journal of Addictive Diseases, 2013.
SANCHEZ et al. Clinics, 2013.
Pesquisadores Parceiros
Possui graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Saúde Coletiva pelo Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Psicologia Hospitalar. Professora de Saúde Coletiva, Políticas Públicas e Psicologia Hospitalar do curso de graduação em Psicologia da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professora de Metodologia Científica de cursos pós-graduação lato sensu. Pesquisadora na área de prevenção ao uso de drogas. Suas principais linhas de pesquisa tratam do estudo dos fatores associados à implantação de programas de prevenção ao uso de drogas nas escolas brasileiras e avaliação de resultados de programas de prevenção ao uso de drogas. Participou da avaliação de efetividade da primeira versão do programa #Tamojunto do Ministério da Saúde (2013 a 2018). Participou da equipe de revisão do material #Tamojunto2.0 (versão 2018) do programa de prevenção escolar ao uso de drogas do Ministério da Saúde.
Camila Bertini Martins é doutora em Ciências, Área Estatística, pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Bacharel em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) entre os anos de 2014 e 2016. Atualmente é docente da área de Bioestatística e Epidemiologia do Departamento de Medicina Preventiva, Escola Paulista de Medicina (EPM), UNIFESP. É professora-orientadora do Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica (PIT - Unifesp), atuando nas áreas de Processos e Produtos Tecnológicos e Tecnologia da Informação e Comunicação. Desenvolve pesquisa na área de Estatística Aplicada a Dados da Área da Saúde , Metanálise e Inferência Bayesiana.
Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ e Professora Associada II da Universidade Federal do Ceará (UFC) atuando nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família (Nucleadora UFC) em rede junto a FIOCRUZ-CE e mais 8 Instituições de ensino superior públicas, constituintes da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF). Atua na linha de pesquisa 'Educação em Saúde' voltado para a Saúde da Criança e do Adolescente na Atenção Primária à Saúde. Coordenou entre 2018-2020 a coleta de dados em Fortaleza, da Avaliação de Efetividade e de Processo do programa #Tamojunto2.0 e desde 2021 a coleta de dados, com mesmo objetivo, do Programa Família Fortes no estado do Ceará em parceria com a UNIFESP. Tem conduzido pesquisas na área de Saúde da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade social, puericultura, estilos parentais e uso de álcool e drogas na família.
Professora Adjunta do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), servidora pública federal da carreira do magistério superior. É professora-orientadora de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UNIFESP. Foi Professora Assistente de Farmacologia e Uso Racional de Medicamentos do Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Possui Pós-Doutorado no Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP, Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Realizou aprimoramento profissional em Toxicologia Analítica pela Unicamp. Graduada em Ciências Farmacêuticas com habilitação em Análises Clínicas e Toxicológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi vencedora na modalidade Jovem Pesquisador de Doutorado no âmbito do projeto Rede de Pesquisa sobre Drogas, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Ministério da Justiça, em 2013. Suas principais linhas de pesquisa tratam do estudo dos fatores associados ao uso de drogas entre universitários e outras populações específicas, farmacoepidemiologia e farmacovigilância.
É Bacharel em Música pela UNESP (2006), doutor em ciências pela Escola Paulista de Medicina (Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica) em 2012 obtendo o prêmio CAPES de Tese na Medicina II em 2013. Tem como interesse a aplicação da modelagem de equações estruturais em diferentes contextos e desenhos epidemiológicos em particular em dados envolvendo o desenvolvimento infantil seja para a análise da efetividade de intervenções precoces (por exemplo, efeitos do aprendizado musical no desenvolvimento infantil) seja na criação e validação de instrumentos, baterias e escalas (por exemplo, a avaliação a percepção musical em crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental [Projeto FAPESP processo 2014/06662-8]). Desde março de 2014, atua como orientador do corpo permanente da Pós-graduação da UNIFESP (Departamento de Psiquiatria), orientando e ministrando disciplinas com enfase em modelagem de equações estruturais aplicada sendo coordenador do LIP (Laboratório de Inovações em Psicometria). Na área de psicometria, atua diretamente e tem parceria com o Centre for Longitudinal Studies criando indicadores de trajetória de desenvolvimento da infância até a adolescência em duas das principais coortes inglesas, a saber: 1970 British Cohort Study e a 1958 National Child Development Study. Ainda, conduz e tem experiência em delineamento e análise de diferentes estudos epidemiológicos na área da saúde mental, com enfoque principal em ensaios randomizados com amostragem complexa (multíniveis) típicos da área da educação. Atualmente é senior research fellow pela Fundação Alexander von Humboldt na Freie Universität Berlin no Departamento de Psicologia e Educação (Divisão de Métodos e Avaliação)
Mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Psicóloga e Bacharela em Psicologia pela Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Prevenção na Escola, do IP-USP. Possui Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com ênfase na atenção a crianças, adolescentes e pais/responsáveis. Especialista em Psicologia em Saúde (Conselho Federal de Psicologia).
Bióloga (UNIFAL), mestre e doutora em Saúde Coletiva (UNIFESP). Estudou o efeito do Programa #Tamojunto na prevenção do bullying praticado por estudantes em escolas brasileira e a influência da fidelidade de implementação nos efeitos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em escolas da cidade de São Paulo. Atualmente trabalha na Secretaria da Família Cidadania e Segurança Alimentar na prefeitura de Osasco.
Graduação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2005.2). Especializações nas áreas: Enfermagem Clínica - aspectos patológicos e farmacológicos do cuidar (UECE - 2007); Saúde da Família (UFC - 2011); Gestão dos Sistemas e Serviços de Saúde - Gestão SUS (ESP/CE - 2012); Linhas de Cuidado em Enfermagem: doenças crônicas não transmissíveis (UFSC - 2014). Atenção Integral em Álcool e outras Drogas (ESP/CE - 2022). Mestrado (UFC - 2015) e Doutorado em Enfermagem (UFC - 2020). Coordenadora de Políticas sobre Drogas no Governo do Estado do Ceará. Experiência nas áreas de gestão em saúde, atenção primária, políticas sobre drogas e auditoria em saúde. Profissional Colaborador da Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde Coletiva (LAESC) da UFC. Membro do Grupo de Estudos sobre Saúde da Criança e do Adolescente na Rede de Atenção à Saúde (GESCA) do Departamento de Enfermagem – DENF da UFC. Membro associado e da diretoria da Associação Brasileira de Enfermeiros Auditores - ABEA (desde 2019), estando responsável pela Comissão Científica da ABEA.
Psicóloga (CRP 06/112.440), doutora e mestre em Psicologia Clínica pelo Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP, com formação em Clínica Analítico-Comportamental Infantil, Orientação de Pais e Terapias Contextuais pelo Paradigma - Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, onde atualmente é professora. Pesquisa atualmente o uso de vídeo games entre adolescentes e é pesquisadora no Laboratório de pesquisa e prevenção em educação e saúde. Atende crianças, adolescentes e orientação parental em consultório e é supervisora de casos clínicos.
Profa. Dra. do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo desde 2010 e credenciada como orientadora - níveis mestrado e doutorado - em dois Programas de Pós-graduação nessa Universidade, a saber Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano e Programa de Psicologia Clínica. Desde 2015 é presidente da Comissão de Graduação do Instituto de Psicologia da USP. Associada fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção em Saúde e membro do grupo diretor no biênio 2016-2018. Editora associada da Revista Psicologia USP de 2014 à 2016. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará; em 1999 concluiu Mestrado junto ao Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo; obteve o título de Doutor em Ciências, em 2004; Pós-doutoramento no mesmo Programa de Pós-graduação no ano de 2006, na mesma Universidade e em 2018 concluiu Pós-doutorado na Faculdade de Motricidade Humana (Departamento de Ciências da Educação) da Universidade de Lisboa. Atua no campo da Prevenção cujos trabalhos discutem o ciclo de pesquisa em prevenção na temática da violência no contexto escolar, envolvendo professores de Ensinos Infantil e Fundamental I da rede pública, família e equipamentos de atenção primária à saúde. Temas de estudo: intervenções preventivas, formação de professores, relacionamento interpessoal. Consultora de órgãos governamentais para avaliação de programas preventivos, em parceria com pesquisadores de diferentes Universidades brasileiras.
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialização em Psiquiatria pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) e Título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Psiquiatra do Programa de Atenção aos Transtornos Alimentares (PROATA), do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP/EPM. Mestrado e Doutorado pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e da Academia Americana para Transtornos Alimentares (Academy for Eating Disorders - AED). Sua pesquisa de doutorado envolve a avalição dos efeitos moderadores de sintomas psiquiátricos no efeito do programa #Tamojunto 2.0 na prevenção do uso de drogas
Professora adjunta do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Psiquiatra da Infância e Adolescência e coordenadora do Programa DICA - Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes da UNIFESP. Defendeu sua Tese de Doutorado em 2006 no Departamento de Psiquiatria da FMUSP e realizou estágio de doutoramento no exterior junto a University of Texas Health Science Center at San Antonio, Texas, EUA, de 2003 a junho de 2006. Realizou Pós-doutorado com bolsa CNPq e FAPESP no Instituto de Psiquiatria HC-FMUSP de 2007 a 2010.
Possui graduação em Estatística pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1989) e PhD em Bioestatística pela Universidade da Carolina do Norte (1996). Atualmente é professora associada de Bioestatística do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, atuando nos seguintes temas: dados longitudinais, regressão não linear, inferência estatística, dados categorizados e estudos clínicos e suas aplicações na área de Saúde Coletiva.
Professor Afiliado do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenador de Assistência do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes na mesma instituição. Orientador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica da UNIFESP. Realizou treinamento equivalente a pós-doutorado em Epidemiologia do Uso de Drogas na Mailman School of Public Health - Columbia University
Valdemir Ferreira Júnior
Possui licenciatura plena em Ciências Biológicas e bacharelado em Biologia do Organismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP Botucatu), com TCC em "Transtornos Mentais Menores em Estudantes Universitários". É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Psicologia Médica da EPM/UNIFESP, e desenvolve pesquisas sobre a temática do bullying, uso de drogas e efetividade de programas escolares de prevenção. Possui também experiência em pesquisa na área da Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Cultura Escolar. Bolsista FAPESP.
Larissa Ferraz Reis
Psicóloga (UNIFACS), Mestre em Saúde Coletiva (UNIFESP) e doutora em Saúde Coletiva pelo Departamento de Medicina Preventiva da UNIFESP. Sua tese investigou o comportamento sexual de risco entre adolescentes brasileiros e sua associação com o consumo de drogas e os estilos parentais, a partir de análises secundárias de um ensaio controlado randomizado de avaliação de um programa escolar de prevenção. Realizou doutoramento-sanduíche na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health com bolsa CAPES de estágio internacional. Especialista em Psicologia Hospitalar pela UNISAOPAULO. Atuou como pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID) em estudos sobre o crack. Possui experiência em psicologia clínica.