Um estudo publicado em uma importante revista científica internacional, investigou o impacto dos pais fornecerem álcool para seus filhos adolescentes. A pesquisa acompanhou 1.906 adolescentes do primeiro ano do ensino médio em escolas australianas ao longo de 7 anos.
Os pesquisadores descobriram que quando os pais dão álcool para seus filhos adolescentes, isso aumenta o risco de consumo excessivo de álcool e problemas relacionados ao álcool no futuro. Especificamente, adolescentes que recebiam álcool dos pais tiveram um risco 53% maior de beber excessivamente e um risco 44% maior de sofrer danos relacionados ao álcool. Quanto mais cedo os pais começaram a fornecer álcool, maiores foram os riscos: cada ano mais cedo aumentou em 10% o risco de consumo excessivo e em 9% o risco de danos.
Essas descobertas sugerem que o fornecimento parental de álcool, muitas vezes feito com boas intenções, pode ter consequências negativas não intencionais na saúde dos adolescentes. O estudo enfatiza a importância de os pais estabelecerem limites claros e evitarem fornecer álcool a seus filhos. As iniciativas de saúde pública devem se concentrar em educar os pais sobre os riscos e incentivar medidas preventivas para proteger os jovens dos danos associados à exposição precoce ao álcool.
Link para artigo: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/add.15005
Revista: Addiction
Referência:
Clare PJ, Dobbins T, Bruno R, Peacock A, Boland V, Yuen WS, Aiken A, Degenhardt L, Kypri K, Slade T, Hutchinson D, Najman JM, McBride N, Horwood J, McCambridge J, Mattick RP. The overall effect of parental supply of alcohol across adolescence on alcohol-related harms in early adulthood-a prospective cohort study. Addiction. 2020 Oct;115(10):1833-1843.
Comments