top of page

Efeitos do consumo excessivo de álcool (Binge drinking) em jovens adultos saudáveis: a ocorrência da “Síndrome Cardíaca das Festas!

O estudo MunichBREW II que foi realizado na Alemanha analisou os efeitos do consumo agudo e excessivo de álcool, conhecido como binge drinking, em jovens adultos saudáveis, destacando a ocorrência da Holiday Heart Syndrome que, em português, seria algo como “Síndrome Cardíaca das Festas”. Essa síndrome é caracterizada pelo surgimento de arritmias cardíacas associadas ao consumo de álcool, especialmente comum durante festas de fim de ano, feriados e celebrações. A pesquisa acompanhou participantes que se submeteram voluntariamente ao consumo de álcool, monitorando suas atividades cardíacas por meio de eletrocardiogramas contínuos durante 48 horas. 

 

Os resultados mostraram que, enquanto a pessoa consumia álcool, o coração começou a bater mais rápido. Esse aumento na atividade do corpo, ligado ao estado de alerta, continuou mesmo depois que o consumo terminou, e o sistema que ajuda o coração a relaxar só voltou ao normal após 24 horas. Além disso, o estudo percebeu que ocorreram batimentos irregulares no coração, como acelerações rápidas e batidas fora de ritmo, que foram mais comuns tanto durante o consumo quanto na recuperação

 

Um dado importante foi a ocorrência de arritmias clinicamente relevantes em 5,2% dos participantes, mesmo sendo jovens e saudáveis. Entre essas arritmias, destacam-se pelo ritmo irregular do coração com aumento dos batimentos cardíacos rápidos, que são mais perigosos. Episódios críticos ocorreram principalmente algumas horas após o término do consumo de álcool. 

 

O estudo concluiu que beber muito álcool em festas e celebrações pode atrapalhar o equilíbrio do sistema que controla o funcionamento automático do corpo (como por exemplo os batimentos cardíacos, respiração e digestão) e aumentar o risco de problemas no ritmo do coração, mesmo em pessoas saudáveis que nunca tiveram doenças cardíacas antes. Esses resultados reforçam a importância de reconhecer a Holiday Heart Syndrome como um problema de saúde relevante, alertando para os riscos do consumo exagerado de álcool em situações festivas.

 

Para acesso a noticia na íntegra, confira em: Brunner, Stefan, et al. “Acute Alcohol Consumption and Arrhythmias in Young Adults: The MunichBREW II Study”. European Heart Journal, vol. 45, p. 4938–49. DOI.org (Crossref), https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehae695

Comments


bottom of page