2019
O Proerd (Programa de Resistência às Drogas e Violência) foi submetido a primeira avaliação de efetividade através de ensaio controlado randomizado para verificar o efeito do atual currículo “Caindo na Real” (uma tradução do programa americado keepin’ it REAL) na prevenção ao uso de drogas e violêncio. Foram realizados dois ensaios controlados randomizados para avaliar o efeito dos currículos do 5º e 7º anos do Proerd entre 4.030 estudantes, em 30 escolas estaduais da cidade de São Paulo. Os resultados mostraram que o Proerd apresentou efeito neutro/nulo nos dois currículos avaliados (5º e 7º anos) para prevenção do uso de álcool e outras drogas (Sanchez et al., 2021; Valente & Zila, 2022 ) e para o bullying (Ferreira-Junioret al., 2022).
Em relação ao efeito do programa nos desfechos secundários, foi identificado um efeito positivo na qualidade da experiência escolar percebida pelos estudantes no currículo do 7º ano. Entretanto, também foram evidenciados efeitos negativos no currículo do 7º ano, como aumento na intenção de uso futuro de cigarro e na intenção de aceitar oferta de maconha no futuro (Valente et al., 2021). Foi identificado, ainda, que os adolescentes que já se embriagavam antes do estudo, tiveram até três vezes mais chances de manter essa prática quando comparados aos que não participaram do programa (Sanchez et al., 2021).
A avaliação do processo de implementação revelou aspectos importantes que podem influenciar a fidelidade de implementação e consequentemente a efetividade do programa, como adaptações feitas por instrutores durante a aplicação do programa e dificuldades em relação a infra-estrutura para a implementação (Gusmões et al., 2022).
Os achados deste estudo apontam a necessidade da adaptação cultural do currículo do Keepin’ it Real (KIR) para a realidade brasileira, avaliação da fidelidade de implementação e das adaptações que têm sido realizadas em sala de aula, supervisão da implementação pelos coordenadores do programa e reavaliação do programa após as adaptações.
Sanchez, Z. M., Valente, J. Y., Gusmões, J. D. P., Ferreira-Junior, V., Caetano, S. C., Cogo-Moreira, H., & Andreoni, S. (2021).Effectiveness of a school-based substance use prevention program taught by police officers in Brazil: Two cluster randomized controlled trials of the PROERD. International Journal of Drug Policy, 98, 103413. https://doi.org/10.1016/j.drugpo.2021.103413
Valente, J.Y., Sanchez, Z.M. Mediating Factors of a Brazilian School-Based Drug Prevention Program. Int J Ment Health Addiction (2022). https://doi.org/10.1007/s11469-022-00805-1
Valente, J. Y., & Sanchez, Z. M. (2021). Short ‑Term Secondary Effects of a School-Based Drug Prevention Program : Cluster-Randomized Controlled Trial of the Brazilian Version of DARE ’ s Keepin ’ it REAL. Prevention Science, 0123456789. https://doi.org/10.1007/s11121-021-01277-w
Ferreira‐Junior, V., Valente, J. Y., Andreoni, S., & Sanchez, Z. M. (2022). Effectiveness of D.A.R.E/Keepin’ it REAL bullying prevention program among Brazilian students. Journal of Adolescence. https://doi.org/10.1002/jad.12115
Gusmoes, J. D., Garcia-Cerde, R., Valente, J. Y., Pinsky, I., & Sanchez, Z. M. (2022). Implementation fidelity of a Brazilian drug use prevention program and its effect among adolescents: a mixed-methods study. Substance Abuse Treatment, Prevention, and Policy, 17(1), 71. https://doi.org/10.1186/s13011-022-00496-w
2019
Baseado nestes resultados negativos, foi desenvolvida uma nova versão do programa (alterando esses elementos responsáveis pelo potencial efeito iatrogênico) chamada de #Tamojunto 2.0. Em 2019, novo ECR foi conduzido e os resultados mostraram o programa #Tamojunto2.0 é capaz de reduzir as chances de os alunos do 8º ano iniciarem o uso de álcool em 22%, revertendo o resultado iatrogênico identificado no estudo anterior (Sanchez et al., 2021).
Os resultados sugerem que o programa #Tamojunto2.0 é eficaz em retardar o consumo de álcool por meio do aumento de crenças negativas e não positivas sobre o álcool (Garcia-Cerde et al., 2023).
O programa também mostrou ter efeito positivo na diminuição do bullying (tanto a vitimização quanto a prática), sendo esse efeito mediado pela diminuição no uso de álcool (Valente et al., 2023).
Em paralelo foi conduzida uma avaliação do processo de implementação do programa que apresentadou aspectos que facilitam e dificultam a implementação do programa. Este estudo identificou que o baixa fidelidade na implementação, boa qualidade na aplicação do programa e alto absenteísmo dos alunos (Melo et al., 2022)

